A Polícia Civil de Rosário do Sul, na Região Central, vai indiciar por homicídio duplamente qualificado o trio que espancou um jovem até a morte no município na madrugada do dia 6 de fevereiro. Mateus Rodrigues Fernandes, 28 anos, morreu neste sábado (13), após uma semana internado no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora.
O crime ocorreu por volta das 3h daquele sábado, na Rua Torquarto Coelho, no bairro Centenário. A vítima foi espancada com socos e chutes até ficar inconsciente. O motivo seria uma dívida de R$ 150 que tinha com um dos três suspeitos, conforme foi constatado durante a investigação, de acordo com o delegado de Rosário do Sul, Giovanni Lovato.
Ao se encontrarem na rua onde a vítima morava, um dos três homens, para quem Fernandes devia, fez a cobrança. Com a resposta de que não tinha dinheiro para pagar, os três começaram a agredi-lo.
Dois dos suspeitos foram presos logo após o crime, um de 24 e outro de 25 anos. Outro, de 27 anos, conseguiu fugir, mas foi preso na segunda-feira passada após a Justiça decretar a prisão preventiva pedida pela Polícia Civil. Os três estão recolhidos no Presídio Estadual de Rosário do Sul.
Não foi confirmado qual era a origem dessa dívida. No entanto, ficou comprovada que essa foi a motivação do crime. Por isso, o indiciamento por homicídio é qualificado por motivo torpe e também por meio cruel, em razão do espancamento.
O laudo de necropsia ainda é aguardado, mas preliminarmente sabe-se que a morte foi ocasionada por traumatismo craniano, já que a vítima teve diversas fraturas na cabeça em razão dos chutes desferidos.
O sepultamento da vítima ocorreu no domingo (14), no Cemitério São Sebastião, em Rosário do Sul.