A Justiça de Catuípe, nas Missões, marcou para 18 de novembro o júri do motorista de transporte escolar Pedro Alberto Zimmermann, 54 anos, acusado pelo assassinato e estupro, entre outros crimes, da adolescente Maria Eduarda Zambom, 15 anos. O fato ocorreu dia 29 de março de 2019, quando a jovem aguardava pelo serviço disponibilizado pela prefeitura do município, que fica próxima a Ijuí, para ir à escola.
Devido ao distanciamento social, o julgamento não terá a presença do público e, segundo assessoria do Poder Judiciário nas Missões, este foi um dos motivos pelo qual o reú ainda não havia sido julgado. A juíza criminal Rosmeri Krüger, da Comarca de Catuípe, estabeleceu que o tribunal do júri deve começar às 9h30min, e que todos os cuidados sanitários devam ser tomados. Só poderão estar presentes a magistrada, um servidor da Justiça, a defesa e o réu, a acusação por parte do Ministério Público, os sete jurados e agentes penitenciários.
Em relação ao homicídio, Zimmermann tem os agravantes por motivos torpe, meio cruel e recurso de difícil defesa da vítima. Ele, que também responde pelo abuso sexual, foi denunciado ainda por ocultação de cadáver.
Desaparecimento e morte
Maria Eduarda residia no interior de Catuípe e, no dia do crime, aguardava pelo transporte escolar — oferecido pela prefeitura — em frente à residência da família. Segundo a acusação, naquele dia, o motorista apareceu no local usando o seu carro particular. Depois disso, a vítima desapareceu no trajeto para a escola. O corpo foi encontrado um dia depois em um matagal com sinais de estrangulamento e de violência sexual. A suspeita é de que o acusado teria dito que o ônibus usado para o transporte teria estragado. Família e professores ficaram preocupados porque a garota não chegou ao colégio onde estudava.
Zimmermann negou o crime, mas a polícia informou que ele apresentou versões contraditórias. O réu, na ocasião, foi localizado com o pescoço cortado e a investigação apontou que ele tentou tirar a própria vida. O suspeito foi preso logo após o fato e depois foi encaminhado para a Penitenciária Modulada de Ijuí.