Com o início do próximo ano, Santa Maria será a primeira cidade fora da Região Metropolitana a contar com um hospital especializado em cirurgia para cavalos, principalmente as relacionadas a fraturas. O Hospital Equino Monte Real começou a ser construído em março, às margens da RS-287, no distrito de Palma, no interior do município. O investimento é de R$ 1,5 milhão e a expectativa é gerar de 15 a 20 empregos em um primeiro momento.
O entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana é o responsável pelo empreendimento, Eduardo Silveira, que é natural de Unistalda, município da Região Central. Graduado e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele também passou por internato em medicina de equinos pela Universidade de Montreal, do Canadá e é diplomado pelo Colégio Americano de Cirurgia Veterinária.
Após oito anos morando fora, em 2017, Silveira voltou para o Brasil, e trouxe de lá o desejo de abrir um hospital para cavalos na sua região. A escolha por Santa Maria se deu também pela questão logística, já que estando no centro do estado, a cidade é acessível para criadores de todos os cantos gaúchos.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios desta terça-feira (01):