O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais tem cervejarias artesanais. E Santa Maria não fica para trás. São diversos cervejeiros que, por curiosidade, começam a fabricar as receitas em casa e, se percebem que deu certo, abrem seu negócio e começam a expandir a produção.
Para ajudar os curiosos a darem seus primeiros passos no ramo, foi criada em 2014 a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Centro do Rio Grande do Sul, a Cerva Centro. O objetivo do grupo é fomentar o desenvolvimento de cervejeiros artesanais por meio de cursos, encontros, eventos voltados ao público consumidor, viabilizando a participação em concursos da área.
O último evento realizado foi o Ipa Day, em 17 de março no Parque da Medianeira em Santa Maria. No feriado de aniversário da cidade, eram 70 variedades de bebidas, além de food trucks. E o próximo já está marcado para o dia 13 de julho. Será o Encontro Aberto, que chega a mais uma edição trazendo cerveja artesanal, música, shows e sorteio de brindes.
O Santa Maria de Negócios conversou com o vice-presidente da Cerva Centro, Ricardo Abdala, sobre o ramo das cervejarias artesanais em Santa Maria. Ele explicou, ao longo da entrevista, as diferenças das cervejas tradicionais para as artesanais, como começar a produzir em casa, onde encontrar os cervejeiros e se, de fato, é possível ter sucesso financeiro no ramo.
Confira a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (2).