Com o início das medidas de distanciamento social por conta do combate a propagação do coronavírus, os shows e outras atividades artísticas, que por sua natureza tem o objetivo de reunir pessoas, foram os primeiros impactados. Com isso, foi preciso se reinventar. Foi então que as lives ganharam força e surgiram como uma alternativa de manutenção de alguma renda. Dessa forma, também surgiu uma oportunidade para quem não está nos palcos. E essa iniciativa a gente conhece no quadro Santa Maria de Negócios, que vai ao ar também na Rádio Gaúcha SM, pelos 105.7 FM, sempre às terças-feiras, a partir das 11h30min, dentro do programa Chamada Geral 1ª edição.
Com o crescimento da demanda por transmissões de qualidade, dois amigos de Santa Maria tiveram a ideia de começar uma parceria. Foi assim que o produtor cultural Márcio Grings e o empresário do ramo de sonorização Cléber Bolzan criaram a Casa Live SM.
O espaço, que funciona na própria casa de Bolzan, é oferecido para que artistas e bandas façam as transmissões de seus shows pela internet. Mas, mais do que isso, a Casa Live SM oferece toda a estrutura de som, luz e, é claro, de câmeras e internet para garantir a qualidade para quem está do outro lado da tela. Essa parte fica com Bolzan, que antes da pandemia já trabalhava com a parte técnica. A Grings cabe a parte artística, de busca dos músicos e da produção dos shows.
Segundo eles, as lives vieram para ficar de vez. Claro: quando a rotina normal voltar, obviamente os shows presenciais continuarão sendo atrativos. Porém, o novo modelo devem continuar sendo feito. Isso porque, segundo os empresários, com uma nova forma de negociação e, com a possibilidade de exploração publicitária, os ganhos com as transmissões têm sido até maiores do que os cachês.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios desta terça-feira (18):