O shopping Praça Nova de Santa Maria, que fica às margens da BR-158, completou dois anos de funcionamento no início deste mês com um saldo positivo nas vendas: as comercializações tiveram um aumento de 26% de um ano para outro. A afirmação é da superintendente do empreendimento, Luciane Lanção:
— Muito raramente vemos um empreendimento com crescimento tão rápido e forte como tem acontecido aqui no Praça Nova. É uma evolução brutal. Esse número é muito favorável e fora da curva. O normal de mercado considera 4% e 5% um número bem favorável. Aqui temos crescimento orgânico pela questão do fluxo. Estamos ensinando as pessoas a virem ao shopping.
A superintendente se refere ao número de visitantes que já chega a 400 mil pessoas por mês. Atualmente, o Praça Nova emprega cerca de 1,5 mil pessoas entre a administração do shopping, funcionários das lojas e também de serviços terceirizados.
Quando abriu, o empreendimento contabilizava aproximadamente 60 estabelecimentos, agora são 114 em operação. Há, ainda, quatro lojas em obras previstas para inauguração nos próximos meses: Carmen Steffens e Vena D'oro (lojas de calçados e acessórios), Piticas (franquia de produtos oficiais licenciados) e ainda DonnaDI (loja de semi-jóias e acessórios). Outros três contratos estão em andamento, próximos de serem fechados.
Entre as projeções de expansão, a superintendente do shopping destaca a possibilidade da parceria com uma rede hoteleira ou com uma grande loja do ramo de varejo. A ideia é a instalação em uma área de cerca de 5 mil metros quadrados, em anexo ao estacionamento do shopping.
—Buscamos para este local operações que tenham a ver com o DNA de varejo do shopping. Já tivemos propostas de empreendimentos que não teriam nada a ver conosco. Abrimos mão e procuramos hotéis ou grande operações de varejo. Contudo, nossas conversas mais encaminhadas são com a rede hoteleira, mas ainda não temos definição consistente sobre isso—, declarou Luciane.
O Shopping Praça Nova foi executado pela empresa paulista VBI Real State que aportou o recurso milionário - R$ 120 milhões - ao apostar na macrorregião que envolve Santa Maria e mais de 30 municípios que, juntos, representam um contingente de 1 milhão de pessoas com potencial de vir ao shopping.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (15):