A Polícia Civil confirmou nesta quarta-feira (19) que o empresário Antonino Lopes de Oliveira, conhecido como Tonino, foi vítima de latrocínio — matar para roubar — na noite de terça-feira (18) em Dom Pedrito, na Campanha. Ele havia chegado em casa quando foi abordado por dois ladrões e teria reagido ao assalto.
Na fuga, os dois criminosos estavam sendo aguardados por um terceiro. Durante as buscas, foram localizados pertences da esposa da vítima, além de roupas dos bandidos e um revólver calibre 38, que teria sido usado no crime.
A investigação está sendo realizada pelo delegado André Mendes, que responde pela delegacia local. Segundo ele, o trabalho agora é buscar pela identificação dos suspeitos e tentar ouvir a esposa do empresário. Por enquanto, isso não será possível porque ela está em estado de choque.
O crime ocorreu por volta das 20h de terça-feira. Tonino foi abordado já na porta de casa por dois ladrões. A informação apurada é de que eles estavam em um carro, dirigido por um terceiro, estacionado em frente à residência e esperando a chegada do empresário.
— Ao lado da casa fica uma sede do Corpo de Bombeiros e os militares ouviram um disparo e logo depois um segundo tiro. E além disso, conseguimos confirmar que a vítima reagiu ao assalto e levou um tiro ainda na porta e outro já dentro de casa — ressalta Mendes.
A polícia destaca que a casa foi revistada em minutos e que pertences foram levados. No local, além de Tonino, estava também a esposa dele. Os bombeiros acionaram a Brigada Militar logo após os disparos e, quando foram verificar a situação na casa ao lado da sede, os três criminosos estavam saindo do local em veículo Ford Ka, com placas de Santa Maria.
Houve buscas até a região de um balneário do município. As buscas, já com apoio de PMs, continuaram, mas os ladrões fugiram a pé por um matagal após abandonar o automóvel. Os policiais descobriram na sequência que eles utilizavam uma casa na região. O local estava vazio quando os agentes chegaram, mas havia um revólver calibre 38, roupas dos suspeitos e documentos da esposa do empresário assassinado.
Os materiais foram encaminhados para perícia e a polícia diz que a arma é do mesmo calibre da que foi utilizada no latrocínio. Tonino era empresário do ramo rural e proprietário de uma loja de bicicletas em Dom Pedrito. A esposa dele não ficou ferida.