O homem morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (20), no Parque da Redenção, em Porto Alegre, foi identificado como Willian Ricardo Martins, 28 anos. Segundo a Polícia Civil, o crime tem ligação com tráfico de drogas.
A vítima tem antecedentes por furto e lesão corporal. Um amigo de Martins, de 33 anos, também foi baleado e ficou ferido no braço. Ambos são moradores de rua. O homem ficou mais de quatro horas deitado ao lado do corpo – das 4h, horário aproximado do crime, até às 8h30min, quando o socorro chegou.
Ele estava machucado pelo disparo e com fratura exposta. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o encaminhou para o hospital. Ainda na segunda-feira, foi ouvido pela polícia. O crime aconteceu na área de embarque dos antigos pedalinhos.
De acordo com o diretor de investigações do Departamento de Homicídios, Eibert Moreira Neto, o autor dos disparos, ainda não identificado, buscava uma terceira pessoa, conhecido da vítima:
— Ambos disseram que não sabiam onde essa pessoa estava. Ao não localizar, o autor volta e efetua os disparos em cada um deles. O autor do fato achou que ambos pudessem estar omitindo a informação a respeito da localização dessa pessoa.
Em depoimento, o sobrevivente disse que ele, a vítima e a terceira pessoa são usuários de drogas. Martins não tem antecedentes por tráfico. A polícia segue em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ter registrado os passos do autor dos disparos.