A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta terça-feira (26) em Canoas para prender suspeitos de 11 homicídios ocorridos desde o final do ano passado nos bairros Mathias Velho e Guajuviras. Foram cumpridos 14 mandados judiciais, sendo seis de prisão. Até as 10h30min, quatro criminosos haviam sido presos e dois estavam foragidos.
A investigação foi coordenada pelo delegado Thiago Carrijo, titular da Delegacia de Homicídios da cidade. Ele obteve da Justiça a prisão preventiva de um suspeito e as temporárias de outros cinco, além de oito mandados de busca. Durante a ação, três armas, celulares e até um cofre foram apreendidos.
— Os três crimes mais graves, entre fevereiro e abril deste ano, confirmamos que os autores mantinham convívio com as vítimas e aproveitando-se disso cometeram os delitos mediante a traição — explica Carrijo.
Segundo a Polícia Civil, os assassinatos foram motivados por cobrança de dívidas do tráfico de drogas. Mas nem todas as vítimas eram traficantes, algumas eram usuárias de entorpecentes.
Um dos casos envolveu um adolescente de 17 anos morto a tiros por um amigo no dia 13 de fevereiro em via pública. O caso mais recente envolveu um homem que foi morto dia 25 de abril após discussão em uma festa por questões envolvendo ciúmes e ainda venda de entorpecentes.
A polícia não está divulgando nomes de vítimas e de presos.