A Polícia Civil realizou operação que começou na quinta (14) e terminou na madrugada desta sexta-feira (15) contra violência doméstica e abuso sexual de adolescentes em Viamão. Agentes da Delegacia da Mulher cumpriram, no município e na zona sul de Porto Alegre, quatro mandados de busca e apreensão, além de dois de prisão.
Dois homens foram presos. Um deles é investigado por dopar as vítimas antes de cometer os crimes.
A delegada Jeiselaure de Souza, responsável pelos casos, destaca que um dos suspeitos, com 49 anos, foi preso no bairro Cavalhada, na Capital, onde estava se escondendo. Ele é apontado pelo abuso sexual de duas enteadas, uma delas com 11 anos na época dos fatos. A polícia ainda apurou que ele teria cometido o mesmo delito contra outras jovens na região.
— Ele também era procurado em São Paulo e Santa Catarina por cometer crimes semelhantes. O suspeito dopava as meninas com medicamentos para a prática do delito — ressalta Jeiselaure.
Na mesma operação, foi preso no bairro Cecília, em Viamão, um homem de 42 anos por descumprir ordem judicial de medida protetiva. Ele responde por violência doméstica contra a ex-companheira. Também foram cumpridos mandados de busca nos bairros Planalto e Florescente.
Neste mês de maio, a polícia tem realizado diversas ações, inclusive em parceira com o Conselho Tutelar, no combate ao abuso e à exploração sexual infantil e de adolescentes. Os agentes também seguem com ações contra a violência doméstica.
Para denunciar casos de violência contra a mulher contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas e a Defensoria Pública.