O sábado (30) foi marcado por homenagens ao menino Rafael Mateus Winsque na cidade de Planalto, no norte do Estado. Durante o dia, moradores da região montaram um espaço na praça principal do município com um banner, velas e flores e, ao final da tarde, uma missa foi realizada na Igreja da Matriz.
A celebração foi reservada para a família do menino e para moradores que estão acostumados a irem à igreja, com a premissa de evitar tumultos e aglomerações.
O caso
Rafael foi encontrado morto na segunda-feira (25), após a mãe Alexandra Dougokenski, 32 anos, confessar o crime. A mulher, que está presa de forma temporária, alega que a morte do filho aconteceu de forma acidental, por ingestão de medicamento. Ela mesma comunicou falsamente ao Conselho Tutelar e à Polícia Civil o desaparecimento do garoto, o que gerou comoção e mobilização para buscas na comunidade. A mulher alega que cometeu o crime sozinha. A polícia apura o caso como homicídio doloso, quando há intenção de matar, e investiga a motivação e se há participação de outra pessoa.