A Polícia Civil afirma que é falsa a informação que circula em grupos de WhatsApp de que um suposto arrastão estaria ocorrendo em veículos na região próxima ao Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre, neste domingo (5). A mensagem traz um relato de uma pessoa que teria escapado de um assalto em massa entre a Avenida Goethe e o viaduto da Rua Silva Só (leia ao lado).
"Alertamos que fake news, em momentos como este, servem apenas para desestabilizar e gerar pânico na população", disse a Polícia Civil ao tratar sobre a mensagem falsa.
Diversas notícias falsas relacionadas à segurança no Estado inundam aplicativos de troca de mensagens desde o início da quarentena provocada pelo coronavírus. No final de março, a Polícia Civil e a Brigada Militar desmentiram o conteúdo espalhado por áudios falando de supostos arrastões em Porto Alegre e que seriam provocados por presidiários soltos por conta da pandemia.
Na ocasião, a chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, explicou ao GaúchaZH que o relato de algumas pessoas sobre supostos fatos que não foram comprovados é impulsionado nas redes sociais por usuários que não checam a informação antes de compartilhar os boatos.