A Brigada Militar (BM) prendeu nesta segunda-feira (27) quatro homens por abigeato em Terra de Areia, no Litoral Norte. Todos têm antecedentes criminais, mas um deles, que é de Osório, na região, tem 28 passagens pela polícia, inclusive homicídio, e já cumpriu pena no sistema prisional. Os outros têm em média, cada um, cinco passagens pela polícia. Juntos, somam 44 delitos praticados.
Segundo boletim de ocorrência da corporação, PMs do município receberam uma denúncia de que uma quadrilha havia furtado uma vaca de um proprietário rural. Logo após buscas na região, passaram a seguir um automóvel que estava estacionado em um posto de combustíveis na cidade e tinha marcas de sangue no porta-malas.
Sem demonstrar que estavam perseguindo o veículo, um Kadett, os PMs foram até uma residência na área rural onde flagraram os demais integrantes do grupo. Quatro homens foram presos em flagrante com 180 quilos de carne, uma espingarda, munição e várias facas usadas por açougueiros. O veículo, uma motobomba, celulares e lanternas foram apreendidos.
O caso é investigado pela Polícia Civil. Uma investigação preliminar aponta que a quadrilha é suspeita de vários furtos de gado no Litoral Norte, principalmente nas áreas de Osório, Maquiné, Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Terra de Areia. Os nomes dos presos não foram divulgados pelos policiais.