A Polícia Civil e a Brigada Militar descobriram, em Eldorado do Sul, uma central que distribuía drogas e celulares em presídios da região metropolitana de Porto Alegre por meio de drones. Uma mulher foi presa em flagrante na ação.
Foram apreendidos, entre outros materiais, um fuzil, cerca de quatro quilos de drogas, dois drones e 32 celulares. O local foi descoberto entre o final da noite de terça (24) e a madrugada desta quarta-feira (25).
O trabalho é resultado de três meses de investigação do delegado Rodrigo Caldas, da 3ª Delegacia de Canoas. Ao investigar criminosos da região onde atua, ele apurou que uma facção criminosa estava usando uma residência no bairro Medianeira, em Eldorado do Sul, como depósito para guardar materiais usados pelos criminosos.
A data da ação foi escolhida porque os agentes receberam a informação de que haveria um carregamento de celulares e drogas para o local investigado.
Caldas reuniu um grupo de pouco mais de 10 agentes da delegacia e policiais do 31º Batalhão da BM para ingressar na residência. Por meio de mandado de busca e apreensão, os policiais cumpriram a ordem judicial.
Uma mulher responsável por cuidar da central de distribuição foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso restrito. O nome dela não foi divulgado.
Fuzil, drones e celulares
A polícia apreendeu um fuzil calibre 556 com munição e mira telescópica com laser. A arma foi avaliada em R$ 40 mil. Também foram apreendidos cerca de quatro quilos de drogas — dois quilos de crack, 1,8 quilo de cocaína e 600 gramas de maconha — e balança de precisão.
— O líder de uma facção criminosa teria ordenado que armazenassem os materiais ilícitos sob responsabilidade da mulher presa em flagrante porque seria um local acima de qualquer suspeita — ressaltou Caldas.
Já o diretor da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza, disse que a investigação confirmou que os telefones celulares seriam destinados a presídios e os drones também eram usados para monitorar atividades de facções rivais e da polícia.