O Rio Grande do Sul tem 254 policiais militares e 61 policiais civis fora de serviço como forma de precaução devido ao coronavírus. Tratam-se de 315 servidores que apresentaram sintomas gripais, semelhantes ao da doença, ou retornaram de viagem recentemente. O procedimento preventivo adotado é o afastamento pelo período de até 14 dias, dependendo de cada caso. Até o momento, nenhum testou positivo para a covid-19.
— A maioria apresentou sintomas leves, mas por precaução foram afastados — explicou o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon.
Ainda segundo o comandante, esse número representa 1,5% do efetivo de policiais militares no Estado.
— Alguns estão fechando o período de afastamento, então é possível que já tenhamos uma redução do número em breve — projetou.
Na Polícia Civil, segundo a chefe da corporação, delegada Nadine Anflor, dois servidores chegaram a ser submetidos ao teste, mas o resultado foi negativo. Os demais foram afastados em razão dos sintomas semelhantes ao do coronavírus, que também podem acontecer em casos gripais. Os 61 afastados representam 1,1% dos 5,3 mil policiais civis do RS.
— Vários desses retornaram de férias e viagens do Exterior. Esses estão com afastamento por 14 dias, por precaução, mesmo sem sintomas. Determinamos uma nova avaliação quando completar esse prazo. Outros estão afastados com atestados, esses sim porque apresentaram sintomas — detalhou.
Na tarde desta terça-feira (24), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do RS divulgou nota na qual informa que desde o início das medidas para contenção do avanço do novo coronavírus no Estado, a secretaria "e suas vinculadas têm tomado uma série de providências para proteger a saúde dos seus efetivos, que estão nas ruas garantindo serviços essenciais à sociedade".
A SSP explica ainda que na sexta-feira (20) formalizou a instalação do Gabinete de Gerenciamento de Crise Covid-19 (GGC COVID-19). "O colegiado reúne Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-RS e instituições parceiras das esferas federal, estadual e municipal. O grupo articula o trabalho de proteção da sociedade e também dos efetivos, além da fiscalização das medidas restritivas adotadas para prevenir a disseminação do vírus".
Por medida de segurança, conforme a SSP, qualquer servidor "que apresentar sintomas leves de gripe, é afastado imediatamente de suas atividades". Sobre os policiais afastados, a secretaria informa que eles estão cumprindo quarentena. Atendendo a determinação do governo do Estado, foram suspensas as férias de servidores das polícias para o retorno às atividades e acionados aqueles que estavam afastados. "O reforço é para evitar prejuízo ao policiamento ostensivo ou a quaisquer atividades desempenhadas pelas forças de segurança", explica a nota.
Em serviço
Conforme o comandante, para os policiais que estão em serviço a BM segue adotando medidas no atendimento das ocorrências e policiamento ostensivo, como a manutenção dos vidros dos veículos abertos para circulação de ar e uso de álcool gel.
Na Polícia Civil, uma das medidas adotadas para evitar a aglomeração de pessoas nas delegacias foi ampliar a possibilidade de registros pela internet. Na Delegacia Online foi criada a ferramenta chamada “outros fatos criminais em geral”. Continuam sendo realizados pessoalmente nas delegacias os registros de crimes como homicídio, latrocínio (roubo com morte), estupro, roubo e violência doméstica.
Nesses casos, para quem ainda precisa ir até os locais, está sendo disponibilizado álcool gel nas unidades. Aos policiais em serviço, estão sendo disponibilizadas luvas. Ainda assim, segundo a delegada Nadine a orientação é procurar lavar as mãos após cada atendimento e manter distância durante esse contato.
— Outra medida que estamos adotando é manter as viaturas circulando mais nas ruas. Para evitar que os policiais fiquem o tempo todo em ambientes fechados, dentro das delegacias. Esses policiais estão inclusive orientando a população sobre a necessidade de ficar dentro de casa — afirma a chefe da Polícia Civil.