Desde março do ano passado, o Rio Grande do Sul registrou pelo menos quatro episódios em que três ou mais criminosos foram mortos pela Brigada Militar (BM). Foram ao menos 15 mortes de envolvidos em crimes durante confrontos nos municípios de Caxias do Sul, Estrela, Sério e em Paraí.
Confira como ocorreram os episódios:
Sério (3)
Um confronto entre a BM e um grupo que teria roubado carros deixou quatro mortos, — três criminosos e uma policial —, em novembro de 2019 na cidade do Vale do Taquari. Os PMs estavam em perseguição ao trio desde Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. PMs do POE fizeram barreira e tentaram abordá-los, em uma picape. Houve a primeira troca de tiros, que deixou dois assaltantes mortos. Na tentativa de fuga, eles colidiram o veículo roubado em viatura da BM, e a policial militar foi atropelada. Um segundo confronto terminou com o terceiro criminoso morto e outro ficou ferido. Marciele chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.
Caxias do Sul (2)
Em janeiro deste deste ano, dois homens foram mortos a tiros durante uma operação do Batalhão de Choque da Brigada Militar (BPChoque), em Caxias do Sul. O caso ocorreu em um apartamento do bairro cruzeiro. Militares da Agência Regional de Inteligência da BM receberam denúncias anônimas de que a dupla, suspeita de integrar uma quadrilha responsável por homicídios ocorridos na Serra, estariam traficando no local. Com essa informação, os policiais foram até o bairro e localizaram os suspeitos dentro do prédio. A BM informou que não houve troca de tiros. As circunstâncias da morte da dupla ainda não foram esclarecidas.
Estrela (3)
Em fevereiro, três homens morreram em confronto com a BM em Estrela, no Vale do Taquari. A ação ocorreu em uma residência na área rural do município, na localidade de Cascata de Santa Rita. Segundo a BM, uma guarnição fazia o monitoramento de uma quadrilha de assaltantes de banco. Havia alerta sobre um possível ataque a banco no município de Serafina Correa. Ao realizarem a abordagem ao grupo, por volta da 1h, os policiais foram recebidos a tiros. Os criminosos estariam aguardando em uma chácara na cidade de Estrela o momento para agir.
Paraí (7)
Na madrugada desta sexta-feira (6), sete criminosos morreram em confronto com a BM após atacarem duas agências bancárias na cidade de Paraí, na Serra. Os alvos do ataque foram as agências do Sicredi e do Banco do Brasil, situadas na área central do município. A BM já estava preparada para um ataque na região, de acordo com a corporação. Ao se depararem com os policiais, os criminosos revidaram, e acabaram mortos — três em uma das agências, e quatro, em outra.