Em uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (7), Polícia Civil e Brigada Militar combateram o tráfico de drogas e os roubos a estabelecimentos comerciais em cinco municípios do Litoral Norte. Mais de 90 agentes cumpriram 21 mandados de busca e apreensão e de prisão.
Até as 10h, três pessoas haviam sido presas e uma quarta foi encaminhada para depoimento em uma delegacia da região. Os nomes não foram divulgados.
As ações, que contam com apoio de um helicóptero, ocorreram em Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Osório e Santo Antônio da Patrulha. O trabalho de apuração durou três meses e foi realizado pelo Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e também pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Segundo o diretor de Investigações, delegado Carlos Wendt, foram cumpridos 18 mandados de busca e três de prisão. Duas pessoas foram presas preventivamente e uma terceira, em flagrante.
Além do homem conduzido para depoimento, outros dois — que não tinham mandado de prisão e que estavam em atitude suspeita durante o cumprimento das ordens judiciais — estão sendo procurados.
— É uma facção que passou a atuar nos últimos anos com base em Capão da Canoa, mas já tem ramificações em outras cidades do Litoral — explica Wendt.
O grupo criminoso vende vários tipos de drogas na região, principalmente no verão, e ainda realiza roubos a estabelecimentos comerciais para capitalizar o tráfico de entorpecentes. Na ação, foram apreendidos um carro, uma moto importada, seis celulares, drogas, dinheiro, arma, munição e um silenciador.
Além da BM, o Denarc contou com o apoio das delegacias de Capão da Canoa, Tramandaí e Osório.