A Escola Municipal de Ensino Infantil Osmar dos Santos Freitas foi arrombada na madrugada desta quarta-feira (20). O caso aconteceu no bairro Santa Tereza, zona sul de Porto Alegre. Foram levados televisores, rádios e dinheiro. A diretoria estima que o prejuízo seja cerca de R$8 mil. As aulas estão suspensas até sexta-feira (22).
O crime foi descoberto pela diretora ao chegar para abrir a escola. Segundo a vice-diretora, Martina Benitez, os criminosos cortaram os fios do alarme e das câmeras de segurança. Várias portas estavam com o trinque quebrado e os armários da sala dos professores revirados.
Martina ainda conta que o dinheiro levado pelos criminosos era destinado para passeios escolares, assim como a festa de formatura e de natal. O valor, cerca de R$4 mil, havia sido arrecadado através de rifas, brechós e vendas de doces.
—A gente consegue tudo com luta, com ajuda e quando tu vês isso acontecendo é muito difícil — conta a vice-diretora, emocionada.
A escola fica localizada no bairro Santa Tereza e atende 126 crianças de zero a seis anos.
Doações
A escola busca ajuda para realizar a formatura das crianças e a festa de Natal. Itens como camisetas e brinquedos podem ser entregues na instituição. Além disso, materiais e alimentos para fazer cachorro-quente para as festividades também podem ser doados.
—Estamos pedindo contribuição de qualquer valor para realizarmos os passeios já programados e tão aguardados por eles e para festa de natal e formatura —relata Martina —Esse ano a gente ia confeccionar togas para as crianças —comenta.
Para contribuir, é possível levar os itens até a escola, que fica na rua Dona Otília, 497, bairro Santa Tereza. Contato pode ser feito através do telefone (51) 3266-6766
Caminhada
A comunidade escolar está organizando uma caminhada nesta quinta-feira (21). A saída será às 9h30min, na frente da Escola, localizada na rua Dona Otília, 497. Eles pedem por mais segurança e menos descaso com as escolas públicas.