Dois homens foram condenados a pagar R$ 500 mil por danos morais sociais pela exploração do jogo do bicho em Rio Grande, no Sul do Estado. Conforme o Ministério Público, eles eram chefes de uma organização criminosa que atuava na cidade. A Justiça ordenou que o valor seja pago ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos
O valor ainda vai aumentar, pois a condenação prevê juros de 1% ao mês a partir da primeira apreensão, em julho de 2013, além de multa de R$ 100 mil por ponto de jogo identificado pela investigação. Os valores serão levantados quando o processo estiver na fase de liquidação de sentença.
Os condenados são Luciano da Silva Elesbão e Claudemar Taveiro Elesbão ainda respondem a um processo criminal pela exploração de jogo e lavagem de dinheiro. Segundo a investigação, funcionários contratados por eles disponibilizavam suas contas para movimentação do dinheiro. Uma revenda de carros também era usada para lavagem de dinheiro.
Pelo mesmo crime, os dois foram denunciados pelo Ministério Público e chegaram a ser presos em 2017. A dupla foi representada pela Defensoria Pública no processo pois não respondeu às citações da justiça.