Em duas ações realizadas entre a quarta-feira (23) e a madrugada desta quinta-feira (24), a Polícia Civil prendeu dois suspeitos de tentativa de feminicídio em Viamão. Um dos homens atingiu a ex-companheira com 18 golpes de faca na frente dos filhos, e o outro atacou a vítima com golpes de espeto de churrasco. As mulheres seguem hospitalizadas, uma delas na UTI de hospital na região. Os nomes dos dois homens presos não estão sendo divulgados para preservar a identidade das vítimas.
Os dois crimes, com as consequentes prisões, são resultados de apurações da Delegacia da Mulher do município. A delegada Jeiselaure de Souza diz que o primeiro caso foi uma prisão no bairro Viamópolis após tentativa de feminicídio no bairro Estalagem. Um homem de 43 anos, com antecedentes criminais e com três registros de agressão contra a ex-companheira, não aceitava o fim do relacionamento. Ao saber que a mulher, 38 anos, estava com um novo namorado, ele invadiu a residência na quarta-feira e deu os golpes de faca na vítima. O crime ocorreu na frente de três filhos da mulher, um jovem de 18 anos e duas meninas de 10 e 13 anos de idade, que ainda tentaram defender a mãe. Elas não ficaram feridas e acionaram a polícia. A Brigada Militar e a Polícia Civil prenderam o suspeito logo na sequência do fato. A vítima segue hospitalizada na UTI.
A delegada Jeiselaure afirma que o segundo caso ocorreu na noite de terça-feira (22) e as diligências policiais terminaram na madrugada desta quinta-feira, com a prisão de um idoso de 73 anos no centro da cidade. Apesar de o casal estar separado há quatro anos, ainda moravam na mesma residência no bairro Valença, em Viamão. No dia 10 deste mês, a vítima registrou ocorrência contra o suspeito devido a ofensas e humilhações diárias. Jeiselaure diz que o agressor atingiu a ex-companheira, que não teve a idade divulgada, com golpes de espeto de churrasco. Ela foi atingida na cabeça e no pescoço, estando em observação hospitalar.