Em evento com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Junior, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, anunciou nesta quarta-feira (30) investimento de R$ 10 milhões na segurança pública da cidade. Com o dinheiro, que veio de financiamento do Badesul, Busato assinou editais para compra de armas, coletes balísticos, equipamentos de proteção, motos, computadores, rádios digitais, mobiliário e câmeras de videomonitoramento.
A expectativa é de que a abertura das propostas de seis editais de licitação e registros de preço sejam feitas na primeira quinzena de novembro.
Serão investimentos na compra de 132 armas, incluindo armamento não letal, pistolas e 12 espingardas e 180 equipamentos de proteção, incluindo coletes e capas. Além disso, serão adquiridos 30 equipamentos de rádio digital móveis para a Guarda Municipal, e 150 rádios digitais portáteis, sendo que cem serão entregues para o uso da Brigada Militar. Também serão compradas 10 motocicletas, sendo cinco para a Guarda e cinco para os PMs de Canoas.
Ranolfo, que também é secretário de Segurança Pública, informou que houve queda nos índices de roubos de veículos nos dez primeiros meses deste ano. O resultado é parcial.
— Foram 4,5 mil veículos roubados a menos no Estado (no período de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado). Sem o cercamento eletrônico, já conseguimos isso. Com o cercamento, teremos mais efetividade — disse Ranolfo.
A prefeitura afirmou também que ampliará a sala do Centro Integrado de Comando e Controle para apertar o cerco aos criminosos.