Há exatos quatro anos, o policial civil Valdeci Machado, de 58 anos, foi baleado ao tentar recapturar um suspeito que havia fugido de uma delegacia de Alvorada, na Região Metropolitana. Ele foi o primeiro agente da corporação vítima de homicídio no período dos últimos cinco anos, estatística que se repetiu nesta terça-feira (16), com a morte do escrivão Edler Gomes dos Santos, agente do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Ao todo, a Polícia Civil registra quatro mortes envolvendo agentes em serviço desde 2014, segundo dados obtidos por GaúchaZH via Lei de Acesso à Informação (LAI). O caso mais recente, — e primeiro de 2019 na corporação —, ocorreu por volta das 9h em Montenegro, no Vale do Caí. Edler Gomes dos Santos participava de um operação contra abigeato quando foi atingido por um tiro de espingarda calibre 12, com dois canos, por um proprietário rural em Potreiro Grande, a 15 quilômetros da cidade.
Também durante operação, Rodrigo Wilsen da Silveira, escrivão e chefe de investigação da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, morreu após ser baleado por um criminoso em 2017. Ele participava de uma ação contra o tráfico de drogas em um condomínio de apartamentos na Travessa Herbert, quando um dos cinco criminosos que estavam no local atirou. O policial levou um tiro na cabeça e foi levado por colegas para o Hospital Dom João Becker, em Gravataí, mas não resistiu.
Já em 2018, em Pareci Novo, — a mais ou menos 17 km do crime ocorrido nesta terça — Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, morreu com um tiro de fuzil nas costas, quando avançava junto a colegas contra suspeitos ligados ao tráfico de drogas em uma área de mata, no limite com São Sebastião do Caí.
A autoria do disparo não foi identificada e a investigação foi arquivada em maio deste ano. Contudo, a juíza Priscila Gomes Palmeiro, da 1ª Vara Criminal de Montenegro, disse que todos os indícios são de que o tiro fatal partiu de um dos policiais.
Os casos, ano a ano
2014
Não houve policiais civis mortos neste ano.
2015
Valdeci Machado foi morto ao tentar recapturar fugitivo em Alvorada.
2016
Não houve policiais civis mortos neste ano.
2017
Rodrigo Wilsen da Silveira foi morto durante operação policial em Gravataí.
2018
Leandro de Oliveira Lopes morreu com um tiro pelas costas durante cumprimento de mandado judicial em Pareci Novo.
2019
Edler Gomes dos Santos foi morto em operação contra abigeato em Montenegro.