A 1ª Vara Criminal de Alvorada condenou, nesta quinta-feira (1º), Hamilton William Nery Ferreira da Silva, 25 anos, pela morte de um policial civil em Alvorada, em 2015. Hamilton foi sentenciado a 21 anos de prisão pelo tribunal do júri.
De acordo com a defesa, ele foi condenado por homicídio qualificado, mas absolvido de outros dois crimes — tentativa de homicídio e de aborto. O indiciamento por tentativa de aborto ocorreu porque ele tentou matar a sua mulher, que estava grávida.
Na ocasião, Hamilton foi detido na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da cidade, com base na lei Maria da Penha. Ele conseguiu escapar da delegacia e, na rua, foi contido pelo policial civil Valdeci Machado, a quem enfrentou em luta corporal. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Hamilton conseguiu roubar a arma de Valdeci e matá-lo.
O advogado de defesa, Mateus Marques, afirma que irá recorrer da decisão, por considerar a pena desproporcional. O réu vai permanecer preso durante o julgamento do recurso.