Um traficante foi preso com 300 quilos de maconha dentro de um carro na manhã desta sexta-feira (21), em Trindade do Sul, durante uma abordagem seguida de perseguição em uma rodovia do Noroeste gaúcho. Na ação em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil usou o Chevrolet Camaro, avaliado em R$ 130 mil, que foi adquirido de criminosos que aplicavam o golpe do bilhete na região de Passo Fundo.
O delegado Diogo Ferreira, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, diz que o veículo foi mais uma das viaturas utilizadas nessa operação que impediu nova remessa de drogas, provavelmente do Paraguai, para o Estado. O preso estava sendo monitorado há alguns dias por realizar uma rota por via federal que passava por Erechim. Por isso, os policiais ficaram de prontidão desde cedo nesta sexta-feira.
No entanto, Ferreira diz que o traficante resolveu mudar a rota durante a manhã e ingressou no Estado pela RS-324, uma vai estadual. Mesmo assim, foi abordado na região de Nonoai. Ele não parou o veículo e fugiu, sendo perseguido por cerca de 70 quilômetros até Trindade do Sul, onde bateu o carro em um barranco e foi preso.
A droga estava no porta-malas do veículo. Os policiais ainda prenderam outros três traficantes na região da cidade de Pontão. Eles estavam em dois veículos usados para dar apoio ao primeiro automóvel, que estava com os entorpecentes.
— Agora estamos investigando a procedência da droga e onde ela seria distribuída - explica Ferreira.
Por isso, os nomes dos presos ainda não foram divulgados. A investigação continua. A ação ainda teve apoio da Brigada Militar e Polícia Federal. Os quatro presos respondem por tráfico e associação ao tráfico.