A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na freeway, em Gravataí, no final da noite de quinta-feira (20), um traficante do Mato Grosso do Sul que é investigado por trazer drogas para o Rio Grande de Sul. O homem transportava um quilo de cocaína dentro do veículo quando foi abordado na rodovia.
Em parceria com o Departamento de Investigações do Narcotráfico, os agentes encaminharam o preso para a 4ª Delegacia do Denarc. Após averiguação, descobriram que ele mantinha dois apartamentos na cidade gaúcha.
Em um dos locais, os policiais civis encontraram mais 11 quilos de crack e uma pistola calibre 380 em ocorrência de furto. No outro imóvel, foram localizados R$ 113 mil em dinheiro, além de dois veículos. Todos os materiais e carros foram apreendidos.
O delegado Fernando Siqueira, responsável pelo caso, diz que a investigação continua para apurar a procedência da droga e qual facção do Estado o traficante abastecia. O nome do preso ainda não foi divulgado.
Siqueira lembra que o homem já havia sido preso anteriormente, no início da década passada, no Mato Grosso do Sul, com uma tonelada de droga. Ele acabou sendo resgatado da cadeia por comparsas, que usaram um helicóptero na ação.
Em 2014, ele foi preso no Rio Grande do Sul, pela Polícia Federal, e encaminhado para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Depois, voltou a ter liberdade provisória.
— A prisão é importante porque ele é responsável por várias remessas fracionadas de drogas para o Estado nos últimos anos. Ele tem contatos diretamente com traficantes do Centro-Oeste e de fora do país — afirma o diretor de Investigações do Denarc, delegado Carlos Wendt.