Um comerciante foi morto ao reagir a um assalto por volta das 17h30min desta terça-feira (11), no bairro Belém Velho, na zona sul de Porto Alegre. A vítima do latrocínio (roubo com morte) foi identificada como Genivaldo Bezerra Capito, 48 anos.
Segundo a Brigada Militar, dois assaltantes armados invadiram uma loja de presentes, localizada na Estrada Costa Gama, e anunciaram o roubo. O dono reagiu e conseguiu atingir um dos criminosos com tiro, mas um disparo efetuado por um dos ladrões acertou a cabeça do comerciante, que morreu no local. A esposa da vítima também estaria no comércio no momento do assalto, mas não chegou a se ferir na troca de tiros.
A arma usada pelo comerciante, um revólver de calibre 38, seria registrada. O criminoso baleado teria sido levado pelo próprio comparsa para atendimento médico na Lomba do Pinheiro. No local, ele acabou sendo preso. Custodiado pela BM, ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). O nome dele não foi divulgado pela polícia. O outro assaltante ainda não foi encontrado.
Conforme o relato de um familiar, esta foi a terceira vez que o estabelecimento foi alvo de assaltantes. Há cerca de dois anos, durante um dos assaltos, Capito teria sido baleado de raspão em uma das mãos. Por isso, ele decidiu ter porte de arma. A loja funciona no andar térreo do prédio onde o comerciante residia com a esposa e dois enteados.
No momento em que os assaltantes chegaram no local, o estabelecimento estava com as portas fechadas. No entanto, o casal de comerciantes teria aberto a porta pensando que se tratava de um cliente que esteve na loja mais cedo. A polícia apura se o homem que esteve na loja durante a tarde, acompanhado de uma mulher, seria um dos criminosos.
Joelson de Souza Capito descreveu o irmão como uma pessoa trabalhadora e disposta a fazer tudo pela família.
— Era um cara honesto, trabalhador. Se tu vir essa casa, não acredita que ele construiu sozinho, carregando baldinho nas costas — recordou.