Uma força-tarefa de combate ao tráfico de drogas, invasão de apartamentos e porte ilegal de armas foi realizada no bairro Santo Antônio, considerado um dos mais violentos de Lajeado, no Vale do Taquari. A ação começou na madrugada desde domingo (5) e foi encerrada por volta das 12h. Foram presas 16 pessoas, incluindo dois foragidos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma — haviam cinco mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.
Conforme a polícia, o objetivo foi coibir o tráfico nas proximidades de escolas, creches e locais públicos,além de investigar denúncias sobre invasão de propriedades e porte ilegal de arma. O trabalho foi realizado junto aos residenciais Novo Tempo 1 e 2, no município. No local, existem 28 blocos de apartamentos e 448 unidades residenciais.
Os presos fazem parte, segundo a Polícia Civil, da mesma facção criminosa, que atua também em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Na operação, trabalham mais de 350 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de servidores do Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Justiça Estadual.
A operação foi batizada de Ipê Amarelo, uma alusão a um símbolo de retomada da paz na cidade, segundo a polícia.