A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta sexta-feira (12), mandados de busca e apreensão nas casas de dois adolescentes que teriam ameaçado realizar ataques a escolas de Porto Alegre. Identificados nos últimos dias, os jovens têm 15 e 17 anos e estudam em instituições diferentes da Capital, segundo o delegado de Polícia Thiago Albeche, que coordena a 1ª e 2ª Delegacias Para o Adolescente Infrator.
O delegado relata que foi encontrado uma réplica de arma de fogo e "outros materiais que serão analisados" e afirma que não é possível dar mais detalhes, pois as investigações estão em andamento. As escolas dos jovens e os bairros onde ocorreram as apreensões também não foram divulgados — o caso é de abril, após a ameaça em colégio da Rede Marista. Até o momento, não há informações de adultos envolvidos.
O delegado ressalta a importância de os pais estarem atentos ao comportamento dos filhos na sua vida social e em ambiente virtual e lembra que declarações e ameaças, ainda que tenham sido realizadas em tom de deboche, podem acarretar em investigações da polícia. Conforme Albeche, autoridades ficaram em estado de prontidão após o caso de Suzano (SP), onde dois jovens invadiram uma escola, mataram oito pessoas e cometeram suicídio.
— É muito importante a atenção de pais e escolas no sentido de dissuadir os adolescentes de realizar, inclusive, brincadeiras relacionadas a atentados — destaca.
Ele relata que a delegacia prossegue com as investigações, checando se houve a participação de outros adolescentes, e que os jovens identificados poderão responder por ato infracional relacionado a ameaças ou a um delito mais grave, se for descoberta a existência de armas ou posse de explosivos, por exemplo.