Um homem de 37 anos foi resgatado nesta segunda-feira (11), por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), após ser mantido em cativeiro desde quinta-feira (7) , em Campo Bom. Conforme a Polícia Civil, a vítima seria usuária de drogas e, após ir até a casa de traficantes em uma invasão no bairro Jardim do Sol comprar entorpecentes, foi rendida pelos criminosos.
Ao longo do final de semana, familiares começaram a receber ligações com pedido de resgate. Os sequestradores queriam que fosse paga a quantia de R$ 15 mil.
Não é a primeira vez que essa família é extorquida, mas é a primeira vez que procuram a Polícia Civil. Fica o nosso alerta para todas as famílias que enfrentarem situações deste tipo. Não paguem qualquer resgate. Procurem a Polícia Civil.
DELEGADA NADINE ANFLOR
Chefe da Polícia Civil
Na noite de domingo (10), a família entrou em contato com a Polícia Civil, que deu início à investigação. No fim da manhã desta segunda-feira (11), os policiais conseguiram chegar ao local do cativeiro e libertaram a vítima. Dentro do casebre de duas peças, um homem de 45 anos foi preso. Os agentes também apreenderam um adolescente de 16 anos que teria participação no crime.
— Ao realizar diligências no local, logo na entrada dessa invasão, encontramos um adolescente vendendo drogas. Ele é questionado e logo dá conta de que há pessoas nessa casa. A gente entra na casa e encontra a vítima sentada no sofá e um traficante em outra peça. A vítima estava com alguns ferimentos e bastante abatida, pois estaria sem comer há alguns dias — disse o delegado João Abreu, da Delegacia de Roubos do Deic.
No local, também foi apreendida pequena quantidade de crack. Nenhuma arma foi encontrada. Mas segundo investigadores, a vítima não teria como fugir do local, pois haveria a presença de outros criminosos no entorno. Em princípio, não há suspeita de que a vítima teria combinado o sequestro com os criminosos.
A vítima foi levada para prestar depoimento. O homem preso deverá responder por extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores. O adolescente foi apresentado ao Ministério Público que pode ou não representar por sua internação.
De acordo com a polícia, o mesmo homem libertado já teria sido vítima de sequestro por traficantes outras duas vezes. A chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, fez alerta aos familiares de usuários de drogas.
— Não é a primeira vez que essa família é extorquida, mas é a primeira vez que procuram a Polícia Civil. Então, fica o nosso alerta para todas as famílias que enfrentarem situações deste tipo. Não paguem qualquer resgate. Procurem a Polícia Civil. Usuários são doentes e precisam de tratamento. Vamos atuar cada vez mais para coibir esse tipo de crime — alertou.