A construtora responsável pelas obras do novo Presídio Estadual de Sapucaia do Sul iniciou nesta quarta-feira (02) a preparação para o início dos trabalhos no local. Entre hoje e a próxima sexta-feira, os funcionários da construtora Verdi irão executar os serviços de logística e da área técnica, por meio da documentação para o remanejamento das árvores e o carregamento das instalações provisórias no local da construção. O trabalho vai iniciar de fato na próxima segunda-feira (07).
- Já está tudo encaminhado. Na segunda-feira, iremos descarregar todos os materiais no canteiro de obras e daremos início ao serviço – afirma o diretor da empresa, Henrique de Boni.
O presídio será construído em um terreno de 900 hectares da Fundação Zoobotânica, junto ao zoológico do município, e terá capacidade para 600 vagas. A construtora receberá como contrapartida o terreno da esquina das avenidas Ipiranga e Silva Só, em Porto Alegre, onde existe o Ginásio da Brigada Militar. Para receber a área, a empresa precisará primeiro concluir a construção da casa prisional. A previsão inicial é que a obra dure até nove meses.
A obra foi alvo de embate jurídico, já que o Ministério Público questionou a escolha do terreno. A alegação era de que a área poderia conter espécies de árvores nativas. O Estado, no entanto, garante que o presídio vai ficar em um trecho não considerado vulnerável do terreno. O acordo foi firmado entre Ministério Público e Procuradoria-Geral do Estado em 22 de dezembro de 2018.