A coluna Acerto de Contas teve acesso a imagens de um dos cinco projetos que são estudados para a área onde funcionava o ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre. É um empreendimento imobiliário de grande porte que inclui um centro comercial e torres também.
A informação foi confirmada com o empresário Henrique Deboni. Ele é responsável pela Verdi Sistemas Construtivos, que assinou contrato de permuta com o governo do Estado para construção do novo presídio de Sapucaia do Sul. A construtora recebeu em contrapartida imóveis do Executivo, incluindo o ginásio.
Segundo o Deboni, os cinco projetos que estão sendo analisados são bem parecidos. Também há diversas possibilidade de acordo com as empresas, desde venda do local até parcerias. O empresário, no entanto, enfatiza que a prioridade agora é construir o presídio. A obra começa em dez dias.
- Já construíamos cerca de 120 presídios pelo país e nunca atrasamos um sequer - ressalta Henrique Deboni, da Verdi.
O ginásio da Brigada Militar fica na esquina das Avenidas Ipiranga e Silva Só. Há um ano, parte do telhado foi arrancada durante um temporal em Porto Alegre.
Quatro meses depois, o Estado optou por não reformar o local e colocou o terreno a leilão. Em 21 de fevereiro, a licitação da concorrência foi publicada, mas terminou em 28 de março sem interessados. Para resolver a situação, o governo decidiu fazer permuta para a construção de nova prisão na Região Metropolitana, a exemplo do que aconteceu com a Penitenciária Estadual de Porto Alegre.