Mais três dos cinco mortos em confronto com a Brigada Militar (BM) em Trindade do Sul, no Norte, foram identificados nesta segunda-feira (17). Segundo a Polícia Civil, são Sergio da Silva Rodrigues, 36 anos, Daniel Sanches Navas, que completou 21 anos no domingo (16), e Edson da Silva Oliveira, 33 anos. Dois deles deveriam estar em prisão domiciliar na data do assalto. Rodrigues já havia sido preso por ataque a banco. Um dos mortos em tiroteio com os PMs segue sem identificação.
Dos quatro assaltantes identificados até o momento, três eram da Serra. Nascido em Farroupilha, Rodrigues residia em Caxias do Sul, onde na data do assalto deveria estar em prisão domiciliar. Navas, sem passagem pelo sistema carcerário, era natural de Caxias do Sul.
A polícia já havia identificado Dionata Fernando Rosa de Oliveira, 18 anos, também morador de Caxias do Sul. Ele havia sido indiciado neste ano por tráfico de drogas em Nova Petrópolis. Oliveira, da Região Metropolitana, tinha antecedentes por tráfico, homicídio, receptação de veículo, e outros. Ele estava em prisão domiciliar, sem uso de tornozeleira eletrônica.
Segundo a delegada regional de Erechim, Diana Zanatta, Rodrigues tinha antecedentes por assaltos, associação criminosa e receptação, entre outros crimes. Em maio de 2016, foi localizado pela BM com outros dois assaltantes escondido na área do Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, em Cambará do Sul.
O bando havia atacado duas agências bancárias em Praia Grande (SC). Eles foram encontrados após cerco de uma semana. Naquele episódio, também houve tiroteio e um dos comparsas de Rodrigues foi morto. Com o grupo, foram apreendidos R$ 81 mil, cinco armas, coletes à prova de balas e munições.
Em agosto deste ano, o apenado progrediu para o regime semiaberto e, atualmente, estava em prisão domiciliar. A situação é semelhante à ocorrida em Ibiraiaras, no Norte, onde dois dos seis assaltantes mortos pela polícia estavam em prisão domiciliar, por falta de vagas no semiaberto de Caxias do Sul.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ele estava no regime semiaberto, mas em prisão domiciliar por decisão judicial. Na terça-feira (11), foi inaugurado em Caxias do Sul o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da Serra. A expectativa é de que a nova central possibilite fiscalização dos apenados em prisão domiciliar que aguardam por tornozeleira eletrônica. Na data da inauguração, eram 504 apenados nessa situação.
O assalto
A delegada Diana Zanatta confirmou que os cinco mortos pela BM participaram do ataque simultâneo a dois bancos em Trindade do Sul. Com eles, foram apreendidos mais de R$ 315 mil, duas espingardas calibre 12, dois revólveres calibre 38 e um fuzil 7.62.
Os criminosos vestiam roupas camufladas do Exército. Alguns usavam toucas-ninjas e luvas. A investigação ficará a cargo do Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).