O delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, afirmou que a corporação segue negociando a apresentação de João de Deus com sua defesa, mas, segundo ele, isso não deve acontecer antes das 20h deste sábado (15). As informações são do site G1.
A prisão do médium foi decretada nesta sexta-feira (14), após mais de 300 relatos de abuso sexual. Ele negou todas as acusações. Para o Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO), o líder religioso é considerado foragido da Justiça.
"A Força-Tarefa que atua no caso de Abadiânia informa que o senhor João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, passou a ser considerado foragido, pois as diligências de localização em todos os seus endereços resultaram negativas e o comparecimento espontâneo não ocorreu nas 24 horas seguintes à ordem de prisão, a despeito das tentativas de negociação com a defesa. Assim, poderá ser preso por qualquer autoridade policial brasileira ou estrangeira, com auxílio da Interpol, caso saia do país. O mandado de prisão está inserido no BNMP.
Acrescenta, em face das declarações públicas de um dos advogados de defesa, que não negou acesso ao Procedimento de Investigação Criminal. Ao contrário. Houve despacho deferindo o pedido, mas, até o momento, o requerente não procurou o Ministério Público para retirar cópia dos autos, não obstante tentativas de contato", diz nota divulgada pelo MP-GO.
Segundo o delegado, João de Deus não é considerado foragido, pois não há prazo no mandado de prisão para que ele se entregue e também porque existe a negociação com a defesa para o cumprimento da ordem. Nesta sexta, ele havia dito que esperava que isso ocorresse até o meio-dia deste sábado.
— Para a Polícia Civil do Estado de Goiás, só falta definir o horário e o local. (Sobre horário) Aí eu não posso te definir, vai depender mais do contato que nós vamos fazer, mais no início da noite — afirmou o delegado à TV Anhanguera.
Ainda de acordo com Fernandes, equipes seguem procurando pelo médium independentemente das negociações.
— Apesar disso, temos equipes procurando. Tem equipe aí que está bem distante, viu?
Questionado se a apresentação poderia acontecer antes das 20h, o delegado respondeu:
— Não, não acontece de jeito nenhum.
Mais cedo, o advogado Alberto Toron havia dito que o médium irá se entregar às autoridades, mas que não podia dizer quando nem onde. Em entrevista ao Jornal Hoje, o defensor declarou que deve entrar com pedido de habeas corpus na segunda-feira(17). Até a noite de sexta, policiais já tinham procurado João de Deus em mais de 20 locais.
A força-tarefa do Ministério Público divulgou que já recebeu 335 contatos de mulheres que denunciam o médium por abuso sexual. As acusações chegaram de 13 Estados do Brasil, do Distrito Federal e de seis países diferentes.