O ex-prefeito de Estância Velha Elivir Desiam, 57 anos, conhecido como Toco, morreu no posto de saúde de Imbé após ter sido encontrado no mar na praia do município, no Litoral Norte, no início da manhã deste sábado (29). Segundo a Polícia Civil, antes disso, teria avisado familiares sobre um assassinato que cometeu no Vale do Sinos, o da namorada, Lúcia Bialoso Valença, 35 anos.
O delegado Paulo Perez, de Tramandaí, e o secretário de Saúde de Imbé, Tierres Emerim, confirmaram a morte de Desiam. Segundo eles, Toco foi localizado inicialmente por guarda-vidas na altura da guarita 130 e conduzido para o posto de saúde do município, onde teve parada cardiorrespiratória. O corpo foi conduzido para o Departamento Médico Legal (DML) de Osório para necropsia.
Antes disso, a polícia do Litoral foi procurada pela ex-mulher de Desiam (eles ainda não são separados judicialmente), que relatou ter sido procurada pelo ex-prefeito pela manhã. Ele teria confessado o assassinato de Lúcia na noite passada, em Estância Velha, e que depois iria cometer suicídio no mar.
A polícia do Vale do Sinos foi acionada e confirmou a morte por estrangulamento. Ela foi morta com uma corda de vestido, e o corpo foi encontrado enrolado em um cobertor no chão da cozinha. Junto, havia cerca de R$ 3 mil colocados de forma organizada em meio ao cobertor. Ainda é apurado o motivo do crime.
Desiam foi duas vezes prefeito de Estância Velha e candidato a deputado estadual.