Um jovem de 22 anos que realiza o curso de formação de soldado da Brigada Militar foi preso e baleado no fim da noite de domingo (30) em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. De acordo com informações da Brigada Militar, moradores entraram em contato pelo telefone 190 informando que um homem à paisana estava abordando veículos sozinho em uma rua do bairro Serrano, utilizando uma pistola e uma arma longa.
Os PMs foram até o local e, quando chegaram, o homem entrou no carro — um Celta de cor branca — e iniciou a fuga. No meio do caminho, ele jogou a pistola fora do carro. Mais à frente, na Avenida Serrano Santo Antônio, perdeu o controle do veículo e bateu contra um barranco. Ele teria aberto a porta e apontado a arma longa para os policiais. Os brigadianos reagiram e atiraram contra o jovem. Conforme a BM, ele foi baleado de raspão nas costas e em uma das mãos. Em seguida, foi preso.
Os policiais identificaram, posteriormente, que as duas armas apreendidas com o jovem eram réplicas de um fuzil e de uma pistola. Ele foi levado ao hospital Pompéia e liberado durante a madrugada.
Após prestar depoimento na Polícia Civil, o aluno foi encaminhado para o quartel da BM em Caxias do Sul, onde serão tomadas as medidas administrativas.
O curso de formação dos novos soldados da Brigada Militar começou em novembro. São dois mil novos policiais no Rio Grande do Sul. Eles foram aprovados no concurso realizado no no fim de 2017.