A Brigada Militar (BM) vai investigar as circunstâncias de uma aula ocorrida na sede do Comando Rodoviário (CRBM), em Porto Alegre, e que resultou em lesões corporais em pelo menos sete alunos-soldados de uma turma de 29.
A suspeita é de que o grupo tenha sido vítima de trote, já que o exercício de rastejamento com uso de bombas de gás lacrimogênio não estava previsto no plano daquela aula e não foi acompanhado pelos militares responsáveis pela turma.
Os feridos tiveram lesões nos joelhos e cotovelos. Um deles está com o ombro deslocado. Por conta dos machucados, os alunos tiveram que ser dispensados de atividades como policiamento e guarda, previstas no curso. A turma faz parte do grupo de 2 mil candidatos chamados pelo governo para fazer o curso de formação de soldado. O caso repercutiu dentro do Comando Rodoviário e os alunos já estão sendo ouvidos e passando por exames para produção de laudos.
O comandante do CRBM, coronel José Henrique Gomes Botelho, disse que um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar o episódio. O prazo de conclusão é de 60 dias. Conforme Botelho, os sete feridos têm lesões leves. A aula sob investigação ocorreu na noite de terça-feira.
Os alunos estavam preparados para exercícios de educação física, usando calções e camisetas, ou seja, roupas que não são adequadas para atividades de rastejamento. Conforme relatos de alunos, o grupo foi obrigado a rastejar pelo campo de futebol por cerca de quatro ou cinco voltas. Durante a prática, teriam sido lançadas bombas de gás lacrimogêneo.
Depois disso, os alunos executaram a tarefa que estava prevista, que foi uma corrida até a Avenida Ipiranga. No dia seguinte, alunos começaram a queixar-se de dores. As lesões que são visíveis, como arranhões e escoriações, foram fotografadas.
Em documentos sobre o episódio, as ações impostas aos alunos são descritas como "exercícios de vivacidade". Mas esse tipo de exercício tem que ser programado pelos responsáveis pelas aulas, o que não ocorreu. Por isso, o caso é investigado como possível prática de trote.