Um assalto a uma lotérica, localizada na loja de conveniência Maxxi Atacado, no bairro Três Vendas em Pelotas, terminou com a morte de Diego Fernandes Mendes Buchweitz, de 29 anos e a prisão de quatro suspeitos. Buchweitz participava do assalto e teria sido atingido por tiros disparados por vigias do local. O fato aconteceu por volta das 18h desta quarta-feira (05).
De acordo com o delegado plantonista Ivan Caldas Salengue, cinco criminosos tentaram assaltar o carro-forte que buscava um malote de dinheiro na lotérica do atacado. Quatro assaltantes armados pretendiam roubar a quantia do malote.
Agentes de segurança da empresa de transporte de valores trocaram tiros com os assaltantes. Dois seguranças ficaram feridos por disparos, além de dois clientes que estavam no local— uma mulher, atingida com um tiro de raspão no braço e um homem, com um tiro na perna. De acordo com o major André Facin, da Brigada Militar, ele tentou defender os dois filhos, que estavam com ele. Segundo o delegado Salenque, o número de feridos totaliza sete. As pessoas foram encaminhadas para atendimento hospitalar. Entre eles, um senhor que apresentava estado grave.
Dois tentaram fugir a pé e foram presos. Outros dois criminosos fugiram pela cidade e foram presos na associação rural de Pelotas, localizada no centro da cidade. Dois veículos — um Renault Kwid e um Ford Ka — foram utilizados no crime. Um deles estava com a placa clonada. Com eles foram apreendidas quatro pistolas, coletes balísticos e munições. Na madrugada, os quatro foram encaminhados ao Presídio Regional de Pelotas.