A Justiça Federal condenou na segunda-feira (03) um homem a 11 anos, 11 meses e 15 dias de prisão pelo crime de tráfico internacional de drogas. Marco Antônio Cunha Vianna havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal após ser flagrado com drogas na fronteira entre o Brasil e o Uruguai em abril deste ano.
O homem foi preso em flagrante pela Brigada Militar de Chuí, após os policiais encontrarem no interior do veículo que ele conduzia aproximadamente 152,7 quilos de maconha e 90 gramas de cocaína. Segundo o MPF, a configuração como um crime transacional ficou provada por meio da troca de placas do carro, já que anteriormente o veículo foi flagrado circulando com placas brasileiras clonadas e no dia da prisão estava com placas uruguaias.
O local do flagrante situa-se exatamente na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Marco Antônio, que permanece preso no Presídio Estadual de Santa Vitória do Palmar, não terá o direito de apelar em liberdade, cumprindo pena em regime fechado.
O réu se declara inocente, segundo a sua defesa e recorreu da decisão para o Tribunal Regional da 4° Região.
Esta foi a segunda condenação por tráfico internacional de drogas após denúncia do MPF em Rio Grande em um mês. No início de agosto, um homem foi condenado após ser preso ao tentar atravessar a fronteira com o Uruguai levando 555 quilos de maconha.