A Polícia Civil identificou o jovem encontrado morto com o corpo parcialmente carbonizado no bairro Belém Velho, em Porto Alegre. Lucas Leonardo de Brito Silva, 24 anos, estava desaparecido havia três dias. Na noite de segunda-feira (10), ele teria sido retirado por criminosos de dentro da casa onde morava, no mesmo bairro. O rapaz foi a sexta pessoa encontrada morta nesta quinta-feira (13) na Capital.
Segundo o delegado Rodrigo Reis, da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima residia sozinha em uma área invadida no bairro Belém Velho. Testemunhas ouviram gritos e viram quando um grupo de homens invadiu o casebre onde ele morava e arrastou o rapaz para fora. O policial suspeita que o crime tenha ocorrido na madrugada de terça-feira (12).
Para Reis, a principal suspeita é de que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas. A motivação ainda é investigada, mas a polícia trabalha com a hipótese de disputas entre facções. Os policiais identificaram um suspeito de ser o mandante do crime.
A família de Lucas procurou a polícia na terça-feira e buscas chegaram a ser feitas pelo rapaz. Por volta das 8h30min desta quinta-feira, um morador passava pela Estrada do Rincão, local conhecido pela desova de corpos, quando encontrou o corpo do rapaz. Ele acionou a Brigada Militar.
Ainda conforme o delegado, Brito Silva, que não tinha antecedentes criminais, foi morto com diversas facadas, teve uma das orelhas cortadas e parte do corpo incendiado. O cadáver estava envolvido em uma lona colorida.
— Possivelmente ele foi torturado — afirma Reis.
Outras duas mortes investigadas
A polícia ainda tenta identificar quem são os outros dois homens encontrados mortos também na manhã desta quinta-feira no bairro Agronomia. Um dos corpos estava quase totalmente carbonizado e outro foi esquartejado. O local é usado para descarte de lixo.
Devido ao estado dos corpos, a polícia não conseguiu identificar qual a causa da morte, que deverá ser apontada pela necropsia. A identificação deverá ser feita por meio de DNA. Os policiais apuram se há registro de desaparecimento recente de duas pessoas.