Criminosos efetuaram disparos para o alto e explodiram os caixas eletrônicos da agência do Bradesco no município de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, por volta das 1h30min deste sábado (04).
Segundo a Brigada Militar (BM), os assaltantes fugiram em pelo menos três veículos. Antes disso, trocaram tiros com os policiais. A Brigada Militar segue as buscas pelos criminosos na região durante esta madrugada.
O banco permaneceu sem isolamento por um período, o que proporcionou a entrada de moradores curiosos ao local. A ação não é aconselhada pelas autoridades de segurança, já que há riscos mesmo após as explosões.
A cidade, de cerca de 24 mil habitantes, também foi alvo de ataques em dezembro e junho de 2017. Em ambos os casos, pessoas foram feitas reféns.
Segundo o delegado João Paulo de Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a suspeita é de que a quadrilha que explodiu o Bradesco de Encruzilhada do Sul é a mesma que agiu em uma agência do mesmo banco em 28 de julho deste ano em Cerro Grande do Sul.
Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Brigada Militar foram acionados para verificar se havia mais explosivos no local. Somente após este trabalho, a perícia pode atuar na agência. Durante a ação, os bandidos atiraram contra o carro de um morador que passava em frente ao local. Foram vários disparos, mas a vítima não ficou ferida. O ataque foi por volta de 1h30min.
Os ladrões levaram dinheiro do único caixa eletrônico e fugiram em dois carros, provavelmente para a região de Canguçu. O banco permaneceu sem isolamento por um período, o que proporcionou a entrada de moradores curiosos ao local. A ação não é aconselhada pelas autoridades de segurança, já que há riscos mesmo após as explosões.
Este foi o 35° ataque com uso de explosivos em 2018 no RS, ao todo, 104 ataques a bancos e caixas eletrônicos.