Um vigilante de 36 anos foi preso durante a operação Protegendo Anjos, deflagrada na manhã desta quarta-feira (11) pela Polícia Federal (PF), no bairro São José, na zona norte de Porto Alegre. Ele foi detido em flagrante por posse de material com conteúdo pornográfico infantil.
Com o homem preso, que não teve o nome revelado, a PF apreendeu dois HDs e um celular que passarão por perícia. Além do vigilante, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana.
A investigação começou após o recebimento de informações encaminhadas pela organização norte-americana Nacional Center for Missing and Exploited Children (NCMEC) à PF.
A organização norte-americana é a mesma que denunciou o padre gaúcho Evair Heerdt Michels, no início de 2017. Em julho de 2018, reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI) revelou que ele continuava atuando em Caxias do Sul mesmo com a proibição da Justiça Federal de"circular e participar de eventos ou de qualquer tipo de atividade onde há crianças ou adolescentes". Ele acabou proibido de realizar missas públicas após a divulgação do caso.