Esclarecimento: os 282 novos agentes que iniciam curso preparatório integram a última turma de nomeados no concurso da Susepe realizado em 2017, mas não são os últimos aprovados. Ao todo, foram aprovados no concurso 2.884 candidatos. Apesar de a Susepe ter atualmente um déficit de cerca de 3 mil servidores, segundo estimativa da Associação dos Agentes, Monitores e Auxiliares Penitenciários do RS (Amapergs/Sindicato), o governo do Estado não tem expectativa de convocar mais candidatos além das 720 vagas já previstas no edital e preenchidas com o último chamamento.
Inicia nesta sexta-feira (6) o curso preparatório para mais 282 nomeados no concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizado em 2017. A provável data para o término do curso é dia 25 de setembro, quando os agentes já estarão aptos para o trabalho.
A apresentação dos candidatos ocorre nesta quinta-feira (5), na Academia Civil Integrada da Segurança Pública (Acisp), no bairro Jardim Carvalho. O primeiro compromisso do curso é às 8h30min de sexta-feira (6) no Auditório Teatro Foro Central II, no bairro Praia de Belas. Os alunos deverão comparecer vestindo calça tática preta e camiseta, que serão fornecidas pela escola no dia da posse, e calçados totalmente pretos.
Ao todo, foram aprovados 2.884 candidatos no concurso realizado em 2017 e que previa o preenchimento de 720 vagas, além de formação de cadastro reserva. Os primeiros a serem chamados realizaram o curso entre dezembro do ano passado e fevereiro desse ano e já estão trabalhando nas cadeias do Estado. Apesar de a Susepe ter atualmente um déficit de cerca de 3 mil servidores, segundo estimativa da Associação dos Agentes, Monitores e Auxiliares Penitenciários do RS (Amapergs/Sindicato), o governo do Estado não tem expectativa de fazer um novo chamamento.
A expectativa é de que os alunos dessa nova turma sejam locados na Cadeia Pública de Porto Alegre II e no Presídio de Bento Gonçalves, que devem estar concluídos até o mês de dezembro.