A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (16), no bairro Hípica, em Porto Alegre, um ex-servidor da prefeitura investigado por estelionato. Com um mandado de busca, os agentes foram até a casa do suspeito e encontraram identidades falsas.
De acordo com a delegada Áurea Hoeppel, titular da 6ª Delegacia da Capital, o homem foi identificado como Antônio Carlos Garcia Martins, 49 anos. Ele era investigado por ter falsificado documentos de uma médica para realizar compras e fazer empréstimos bancários.
No momento em que o ex-servidor foi preso, os agentes encontraram 10 identidades falsas na residência dele. Todos os documentos, segundo a polícia, tinham a foto de Martins, mas nomes de outras pessoas. O material foi apreendido para análise pericial. Segundo Áurea, o homem responde por outros casos de estelionato em dois inquéritos policiais. Ele falou à polícia que só vai se pronunciar em juízo.
Conforme a diretora do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), delegada Adriana da Costa, contra ele também havia um mandado de prisão, em vigência desde o ano passado, por abuso sexual. Segundo o inquérito policial, o fato teria acontecido entre 2010 e 2011 em um abrigo de acolhimento da Fundação de Proteção Especial, que pertence ao governo estadual. GaúchaZH aguarda retorno da Fundação após contato com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Já a assessoria de imprensa da Fasc confirmou que o suspeito pediu exoneração no mês passado, que a Fundação já concluiu Sindicância contra o servidor e noticiou os fatos à polícia. Entre 2010 e 2011 ele não pertencia ao quadro funcional.