A polícia acredita que os dois criminosos que atiraram contra policiais na operação que resultou na morte do inspetor Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, tenham se separado para dificultar as buscas. Valmir Ramos, de 41 anos, o Bilinha, e Paulo Ademir de Moura, o "Zoreia", 38 anos, estão sendo procurados há uma semana pela polícia.
Em 2 de maio, eles dispararam contra um grupo de policiais que cumpria mandados em um sítio em Pareci Novo, no Vale Caí. Na troca de tiros, o inspetor foi atingido e levado ao hospital de São Sebastião do Caí, mas acabou morrendo.
Para o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Fabio Motta Lopes, a separação da dupla é uma "certeza".
— Até porque, na ação de sexta-feira (4), o Zoreia foi visto sozinho — conta o delegado.
Na sexta, agentes tentaram prender o suspeito em um sítio em Sapiranga. Entretanto, antes que os policiais se aproximassem, o homem fugiu para o matagal — assim como teria feito na quarta. Aproximadamente 50 agentes da Polícia Civil participaram da operação.
Ainda na sexta, a polícia mudou a dinâmica de trabalho, suspendendo o cerco à região e passando a analisar denúncias, recebidas pelo 197. Segundo Motta Lopes, há um grupo mobilizado da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Canoas apurando as informações.