Dois homens foram presos na madrugada desta segunda-feira (23) no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, pela 2ª Delegacia de Homicídios. Eles são suspeitos de envolvimento em uma chacina com quatro mortes ocorrida no dia 29 de março deste ano na Vila Farrapos, também no bairro Humaitá. Ao todo, a dupla é investigada em cinco inquéritos com seis mortes e duas tentativas desde final de janeiro na região.
Além dos dois presos nesta segunda-feira, outros dois suspeitos já foram identificados e tiveram a prisão preventiva decretada, mas seguem foragidos. A delegada Roberta Bertoldo destaca que os dois presos têm várias passagens pela polícia, inclusive por homicídio e roubos, e foram presos de forma preventiva por homicídio e tentativa de homicídio. Os nomes não foram divulgados.
Os suspeitos integram uma facção criminosa que domina o tráfico de drogas na região. Roberta diz ainda que as as quatro vítimas foram executadas porque duas delas revendiam drogas fornecidas por outra facção. Elas já haviam sido alertadas pela organização criminosa para parar com o tráfico ou para não adquirir mais drogas de outra facção.
— Quem não compra ou não revende drogas para os traficantes que dominam a região do bairro Humaitá é eliminado. Eles só permitem o comércio de drogas por aqueles que estão vinculados à facção — ressalta Roberta.
Além deste caso, o assassinato de um jovem seis horas antes da chacina e distante 300 metros também estaria vinculado aos mesmos suspeitos e teria a disputa pelo tráfico como motivação.