O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, confirmou na noite desta quinta-feira (19) troca no comando da Brigada Militar (BM). Ele não quis revelar quem será o novo chefe da corporação no Estado.
GaúchaZH apurou que, para o comando-geral, será anunciado o nome do coronel Mário Yukio Ikeda, atual subcomandante-geral. Ele substituirá no mais alto posto da hierarquia da BM o coronel Andreis Silvio Dal’Lago, que está no cargo desde o início de 2017. No lugar de Ikeda, assume como segundo na chefia o coronel Eduardo Biacchi, que atua na SSP.
Procurado por GaúchaZH na noite desta quinta-feira, Ikeda disse que não pode "confirmar nem desconfirmar" ter sido escolhido para chefiar a BM. Schirmer informou que o nome do novo comandante será conhecido apenas nesta sexta-feira pela manhã. Na mesma data, será anunciada troca na gestão do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Antes de assumir o segundo cargo na hierarquia na BM, Ikeda era chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC). O coronel, que tem 33 anos de serviço na corporação, também foi comandante do 15ª Batalhão de Polícia Militar, em Canoas.
Em Porto Alegre, o oficial ganhou destaque como gerente de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do RS durante a Copa do Mundo 2014. Ikeda também atuou na Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Pan e Para-Pan Americanos e na Secretaria Especial de Segurança de Grandes Eventos durante a Copa das Confederações.
Oficiais da BM ouvidos pela reportagem dizem que a troca faz parte de uma rotina natural de renovação, mas que Dal'Lago tinha sofrido desgastes. O próprio coronel teria falado a colegas sobre a saída e a sucessão.
Em princípio, não haverá troca no comando de Polícia Civil, Bombeiros e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).