As cidades de Santa Maria e Santiago receberão hoje 11 viaturas. Elas são parte das 114 adquiridas pelo governo do Estado, para a Brigada Militar. A solenidade de entrega ocorre na sede do 1° Regimento de Polícia Montada (RPMon), em Santa Maria, às 18h desta quinta-feira (12).
Conforme o Coronel Marcus Dutra, do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Centro do Estado (CRPO-Central), serão seis viaturas modelo Corolla para o patrulhamento em Santa Maria, duas para Santiago, uma para o Batalhão Ambiental e duas caminhonetes para o 2° Batalhão de Operações Especiais, com sede em Santa Maria. Os veículos já estão em Santa Maria há alguns dias, e os futuros motoristas já passaram por treinamento para conduzir a nova frota.
Ainda, nesta quinta, também terão solenidade de recebimento das viaturas os municípios de Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Com isso, o município de Cachoeira do Sul, no Vale do Rio Pardo, também irá receber viaturas.
Ao todo, a aquisição destes veículos custou mais de R$ 12 milhões. Em todo o Rio Grande do Sul, municípios que tenham mais de 38 mil habitantes receberão as viaturas. Com isso, outras duas cidades do centro do RS também devem receber, em breve, novos veículos da BM. São elas Rosário do Sul e São Gabriel.
Sobre as armas, adquiridas junto com as viaturas, o Coronel Dutra afirma que não há informações sobre quando elas serão distribuídas, nem de quantas virão para o centro do Estado. Já sobre os policiais militares que se formaram no começo deste mês, o Coronel disse que ainda não há definição de quantos PMs serão destinados para o CRPO-Central. A Projeção do Governo do Estado é de que os 506 policiais formados trabalhem, por pelo menos um mês, nas 21 cidades com os maiores indicadores de criminalidade. Depois disso, eles serão deslocados para os municípios do interior gaúcho.