A Brigada Militar (BM) vai realizar, nesta quinta-feira (5), uma nova fase da Operação Avante, que reúne policiais de diversos batalhões para combater a criminalidade em áreas delimitadas. A ação, chamada "Avante Força Total", contará com 580 PMs.
Os policiais terão à disposição 120 viaturas, 86 conjuntos montados da cavalaria e 60 motocicletas. Moradores de Porto Alegre devem começar a perceber a maior presença de PMs a partir de 12h. A operação segue até as 22h.
Conforme o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital, coronel Jéferson Jacques, os policiais dos seis batalhões de Porto Alegre, do Batalhão de Operações Especiais e do Regimento de Polícia Montada participam da ação. Ele afirma que a data foi escolhida porque as quintas são dias com maior índice de roubos.
— Hoje nós temos incidência muito alta de roubo a veículos e pedestres, e quinta-feira se mostra um dia, dentro da semana, que tem um indicador forte — comenta o oficial.
Além disso, a BM diz que as barreiras também serão realizadas para apreender armas que são transportadas por traficantes de drogas. Jacques reconhece que, muitas vezes, as armas "passam em meio aos dedos em nossas ações".