Um levantamento* feito pela Polícia Civil a pedido de GaúchaZH apontou os bairros com mais registros de roubos e furtos de veículos em Porto Alegre em 2017. No caso dos roubos, o campeão desta estatística foi o bairro Rubem Berta. Praticamente um em cada 10 casos ocorreu na localidade, situada na Zona Norte. Além disso, dos 10 bairros com maior incidência de roubos de veículos, oito ficam na Zona Norte.
Nos furtos de veículos (crime que acontece quando o motorista não está presente), o Centro concentra o maior número de ocorrências (8,97% do total). Rubem Berta e Passo D'Areia também figuram na lista.
Ruas e Avenidas
As avenidas em que mais ocorrem os crimes de roubo de veículos são a Protásio Alves, Baltazar de Oliveira Garcia e a Assis Brasil. Nos casos de furtos, os crimes ocorreram com mais frequência na Avenida Assis Brasil, na Rua Ramiro Barcelos e na Avenida Antônio de Carvalho.
Os horários e os dias da semana
Os dados da Polícia Civil apontam que os casos de roubo de veículos são, principalmente, entre 18h e 23h59min (44,7%). Os furtos de veículos ocorrem, em sua maioria, durante a tarde (32,9%) . A terça-feira é o dia em que mais são registrados roubos (16,4%).
*As informações foram repassadas pela Polícia Civil com base nos dados de fatos consumados computados pela Divisão de Planejamento e Coordenação (DIPLANCO) ao longo do ano passado.
Os modelos mais levados
A Polícia Civil também revelou que o modelo Hyundai HB20 foi o carro mais roubado pelos criminosos em Porto Alegre em 2017. O segundo carro mais roubado foi o Renault Sandero, seguido de Ford Fiesta, Chevrolet Onix e Volkswagen Gol.
Os carros mais furtados, segundo a Polícia Civil, foram o Fiat Uno, seguido do Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Chevrolet Kadett e Chevrolet Monza. Outro dado obtido pela reportagem dá conta de que carros brancos são os mais roubados e furtados na capital gaúcha, seguidos dos veículos de cor cinza.
As autoridades
A Polícia Civil informou que está realizando sistematicamente operações e investigações contra quadrilhas envolvidas no crime de roubo de veículos. Conforme delegado Marco Guns, nos últimos meses, mais de 400 suspeitos ligados a organizações criminosas de furto e roubo de veículos foram detidos na Capital.
Além disso, ele frisou que as zonas norte e leste de Porto Alegre são as regiões onde mais ocorrem crimes pois existem mais rotas de fuga para cidades da Região Metropolitana. Sobre os modelos de veículos mais roubado, o delegado ponderou que o HB20 é bastante visado porque quadrilhas especializadas descobriram como adulterar o veículo.
— O modelo é um dos mais vendidos, então muitos criminosos roubam aquilo que encontram na rua. Além disso, este modelo tem algumas características que facilitam a adulteração pelos criminosos. Assim, um veículo passaria com mais facilidade por alguma fiscalização — disse ele.
Diante dos dados, que já eram de conhecimento das autoridades, a Brigada Militar (BM) deflagrou, em janeiro deste ano, uma operação com o objetivo de diminuir a incidência de crimes na zona norte da Capital. Ações foram intensificadas na região. Conforme a corporação, o objetivo é dar mais visibilidade aos policiais nas áreas onde mais ocorrem crimes do gênero.