Os primeiros 67 dias do ano apresentaram um crescimento no número de ataques a bancos no Rio Grande do Sul. Segundo levantamento da Rádio Gaúcha, houve um crescimento de 7%.
Foram 44 casos contra 41 em igual período de 2017. Apesar do aumento, o número está longe da quantidade registrada em no começo de 2016, quando 77 crimes foram registrados.
Os primeiros 10 dias do mês têm a preferência dos bandidos. Dos 44 casos de 2018, 26 deles, ou 59%, foram cometidos neste período, quando há pagamento do salário dos trabalhadores.
Assim como no ano passado, os criminosos seguem de olho nas cidades com menos de 20 mil habitantes, onde o policiamento é menor. Na média, 50% dos casos entre 2017 e 2018 ocorreram nesses municípios.
Chama a atenção que houve também um crescimento no número de casos envolvendo cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes. Em 2017, a quantidade de crimes ocorrida nesses municípios era inferior aos casos registrados em Porto Alegre. Neste ano, a capital caiu na preferência dos bandidos.
A quantidade de ataques com uso de explosivos teve alta expressiva em 2018. Houve um crescimento de 44% em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 13 casos envolvendo bancos contra 9 em 2017.
Desde quando os criminosos começaram a usar explosivos para atacar agências bancárias no Rio Grande do Sul, nunca se registraram tantos casos quanto em 2017. Foram 64 crimes. E o ano de 2018 tem apresentado dados superiores.
Na quarta-feira (7), a Polícia Civil anunciou que está reforçando a equipe da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), responsável pela investigação de casos em todo o Estado. Nos primeiros sete dias de março, o Rio Grande do Sul contabilizou 10 ataques a bancos.
O comandante-geral da Brigada Militar reconheceu que os ataques a banco aumentaram muito. O coronel Andreis Dal'Lago destaca que está havendo uma reação positiva por parte da segurança pública. Segundo ele, em dois anos e dois meses, já foram realizadas cem prisões de bandidos feitos somente pela corporação.